tempo escolar
Área: Políticas e práticas de ampliação da jornada escolar / tempo integral.
Por
Mario Hermes Feitoza
Introdução.
A escola de tempo integral e a educação de tempo integral apesar de muitas discursões acerca deste tema, ainda tem uma grande possibilidade de ser estudada sob diversos outros enfoques. Assim sendo, será interessante investigarmos as possibilidades de um paradigma de eventos e projetos os quais integrem as respectivas comunidades estudantis destas escolas e preencham os objetivos de seus alunos.
Soma-se a isso o fato que o aluno pode muito bem ter uma educação integral estudando numa escola tradicional de um turno, pois é o caso das atividades extras que muitos participam por conta própria, tais como cursos, reforço escolar, atividades culturais e esportivas num ambiente complementar de fora da escola. Desta forma, a escola de tempo integral pode explorar seu potencial de espaço de convivência, concebendo a possibilidade e oferecer convivência à sua respectiva comunidade, aplicando os conteúdos mais teóricos numa perspectiva aplicada e com a possibilidade de rotineiramente envolver alem dos alunos internos ou internos, seus respectivos familiares, proporcionando uma convivência de aprendizagem mais diversa da formula atual, segmentada e classes e faixa etária, abrido a possibilidade de reproduzir a práxis social, agrupando alunos em diferentes faixas etárias e níveis de ensino para através esta convivência interagirem em seus respectivos projetos e objetivos.
Objetivos.
Nosso estudo é refletir sobre a relação entre a profissionalização no futebol e a escolarização.
Nos objetiva estudar a possibilidade da criação de um paradigma de ensino complementar dentro da escola de educação integral, que integre eventos e projetos esportivos, temáticos,