Tempo de pega do concreto
Introdução
Tempo de Pega começa a contar a partir do momento em que o cimento é hidratado formando uma pasta homogênea, dando início aos processos químicos adquirindo certa consistência que dificulta na sua trabalhabilidade. Termina no momento em que mistura endureça totalmente e impossibilitando o seu trabalho.
O ensaio que é usado para determinar o inicia e o fim do processo é feito pelo Aparelho de Vicat que consiste na coleta de dados observando a penetração da agulha de Vicat na pasta de cimento em determinados períodos de tempo.
Classifica-se o ínicio de pega como rápida, o cimento que inicia o processo químico em menos de 30 min, pga semi-rápida o cimento que começa entre 30 e 60 min e pega normal os que inicial as reações químicas em mais de 60 min.
Fatores que influenciam no Tempo de Pega:
Variados motivos podem influenciar na pega do cimento, tanto para acelerar quanto para retardar o processo.
As razões que precipitam e aceleram o processo são: a finura do cimento (quanto mais fino mais rápido), altas temperaturas e baixa umidade do ar, pois aumentam a velocidade das reações químicas; maior quantidade de água em relação ao cimento; quando necessário, aditivos aceleradores. O tempo de pega é reduzido ou tem seu início retardado quando: o ambiente apresenta baia temperatura, dificultando o acontecimento de reações químicas; impurezas orgânicas presentes na água ou nos agregados; em casos propositais, aditivos retardadores.
É necessário o conhecimento e controle da pega do cimento pois em cada tipo obra será necessário tempos variados para produzir, transportar, lançar e adensar o concreto e quando fizermos o planejamento, teremos que ter o este controle para que o cimento adquira as características previstas.
Uso do Tempo de Pega em Variadas Situações Como o tempo de pega influencia diretamente nas propriedades finais o concreto, faz-se necessário fazer a escolha de determinado tipo de cimento dependendo da situação