TEMPO DE MATAR
RESENHA
Itabuna-BA
2013
RESENHA
Trabalho apresentado a professora gilsariA ,como requisito avaliativo da II unidade.
Itabuna-BA
2013
TEMPO DE MATAR
Tempo de matar retrata o acontecimento, onde uma criança de 10 anos foi brutalmente espancada e estuprada por dois homens brancos em uma cidade Norte-Americana, em 1996, em uma cidade predominantemente branca e totalmente racista.
O pai da garota prevendo que os estupradores de sua filha não seriam condenados pela justiça, pois a pratica de racismo naquela cidade eram constantes; “onde só os brancos que tinham vez”, dessa forma resolveu fazer justiça com as próprias mãos matando assim os dois homens que abusaram da sua filia. Devido o crime cometido pelo pai da garota o mesmo foi preso e levado a júri popular, pelo crime cometido contra a vida, fazendo assim: “justiça com as próprias mãos”.
Inicia-se ai uma grande batalha no tribunal, onde o seu advogado de defesa se depara com uma situação muito complicada; já que os jurados eram da raça branca e o acusado negro. Lembrando que os negros daquela região eram considerados marginalizados e o racismo imperava ao ponto do acusado ser tratado como um animal. Pois que, a população que residia naquela região, era considerada da raça Ariana “raça pura”. Não foi nada fácil, pois também existe um advogado de acusação com seus argumentos persuasivos, possuindo teoricamente uma grande vantagem sobre o advogado de defesa, já que a classe que representava o tribunal era uma classe branca e racista.
Mas, o advogado de defesa soube usar bem a sua retórica e por fim conseguiu mostrar aos jurados quem eram os verdadeiros criminosos, levando os jurados a comoção, pediu para que os mesmos fechassem os olhos e imaginassem a sena passando com suas filhas, levando os mesmos a refletir nas imagens de tão grande sofrimento passado pela aquela garota negra, como se fosse a sua própria