Tempo de Decomposição dos seguintes materiais
O papel-jornal é obtido da mistura de madeiras, geralmente oriundas de pedaços não aproveitados na fabricação de móveis, no entanto, uma percentagem crescente de jornais do mundo é feito da mistura tradicional de madeiras e fibras recicladas.
Casca de fruta: 3 meses
Restos de frutas, verduras e outros vegetais não cozidos, se misturados com adubo, pó de café e terra, viram ótimo composto fortalecedor para o jardim de casa. A técnica se chama compostagem e pode ser feita até mesmo em um apartamento. O resultado final é usado para adubar os vasos ou mesmo pequenas hortas de varanda.
Guardanapo de papel: 3 meses
O papel é formado por fibras celulósicas que se entrelaçam umas com as outras, garantindo a sua resistência. A principal matéria-prima para a obtenção industrial dessas fibras é a madeira, proveniente do tronco das árvores. Além das fibras da madeira, também podem ser utilizadas as fibras de bambu, bagaço de cana, algodão, linho e sisal. Trapos de tecido também chegaram a ser empregados pelos chineses na produção de seus primeiros papéis.
Embalagem de papel: 1 a 4 meses
O papelão é um tipo mais grosso e resistente de papel, geralmente utilizado na fabricação de caixas, podendo ser liso ou enrugado. É produzido dos papéis compostos das fibras da celulose, que são virgens ou reciclados. Por este motivo o papelão e seus produtos são frequentemente alvo de processos de reciclagem, gerando toda uma indústria deste processo, desde sua coleta até sua logística e reprocessamento na indústria de produção de papelão.
Ponta de cigarro: 2 anos
O cigarro é feito de tabaco, erva da família das solanáceas. Sabe-se, hoje, que o cigarro contém mais de 4500 substâncias tóxicas como alcatrão, polônio 210 e urânio (sendo que os dois últimos são radioativos).
Pilha: 100 a 500 anos
As pilhas comuns secas são formadas por: zinco, oxido de manganês grafite e cloreto de amônio, já as pilhas alcalinas só diferem quanto ao eletrólito, ou seja,