TEMPLATE LIBRAS Colaborativa
Disciplina: LIBRAS
Atividade Colaborativa
ATIVIDADE COLABORATIVA: O ATUAL CENÁRIO BRASILEIRO PARA AS PESSOAS SURDAS
Anhanguera Educacional
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: LIBRAS
Atividade Colaborativa
ATIVIDADE COLABORATIVA: O ATUAL CENÁRIO BRASILEIRO PARA AS PESSOAS SURDAS
Trabalho desenvolvido na disciplina LIBRAS apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora (Elida Alves Matos).
Anhanguera educacional
2014
Introdução
Ao abordar a temática da vida dos surdos, faz-se notório as dificuldades que as pessoas surdas encontram para transpor as barreiras da inclusão, em uma sociedade essencialmente capitalista, ambiciosa, com uma realidade multicultural e não devidamente preparada para lidar com o diferente.
A comunidade surda vem de um passado opressor e discriminatório, para um presente que; ainda requer uma postura de atitudes e conscientização, que não ocorre de uma hora para outra, requer investimento de qualidade na educação para surdos e ouvintes, introduzindo a cultura surda de forma detalhada, proporcionando respeito à diversidade e uma real inclusão social.
Tem alcançado grandes conquistas como a lei nº 10.436/2002, de reconhecimento e regulamentação da Libras – Língua Brasileira de Sinais, fator de suma importância para a comunidade Surda que fortaleceu e promoveu a inserção desta comunidade, como cidadãos pertencentes e integrantes da sociedade em sua totalidade.
Neste presente trabalho, veremos também, a situação vexatória de pessoas surdas que vivenciaram a falta de preparo e descaso por parte de órgãos de ensino e até mesmo de um juiz, ao considerar a ação de uma pessoa surda, indeferida.
Em contra partida, teremos sugestões, que inseridas nas políticas públicas, poderão facilitar a acessibilidade dos surdos, como também elucidar os ouvintes, para que possam ter o