Template Explicando Padr Es De Projeto
Análise do artigo “Explicando Padrões de Projeto”
O artigo de " Explicando Padrões de Projeto", da Java Magazine 56, 58, 59, 61 e 65 que foi escrito em conjunto parte por Wanderlei C. A. Souza, graduado pela universidade Mackenzie, pós-graduado pela PUC, mestrando em Engenharia de Software e membro do grupo de pesquisa LabMed (Laboratório de Medidas de Arquitetura) pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT. Possui as certificações SCJA e SCJP. Instrutor na Globalcode e trabalha há nove anos com desenvolvimento de sistemas na plataforma Java EE para o portal UOL.
E Leandro de Camargo A. Lima, graduado pela universidade Mackenzie, cursa MBA em Administração de Empresas pela FGV. Possui as certificações SCJA, SCJP, SCWCD e SCEA5. Trabalha há sete anos no portal UOL com arquitetura, coordenação e desenvolvimento de sistemas Java EE.
Parte 1 - Entendendo os conceitos e aprendendo a combinar e reaproveitar boas práticas de desenvolvimento por meio do uso de padrões de projetos.
No fim da década de 70, um arquiteto chamado Christopher Alexander levantou questões sobre o que determina a qualidade de um projeto de construção bem elaborado e concluiu que seria possível desenvolver uma base objetiva para os projetos, e tal base seria considerada adequada pelo senso comum. E propôs a ideia que os padrões poderiam ser utilizados em conjunto para solucionar problemas complexos de arquitetura. E no início da década de 90, quatro amigos tomaram conhecimento do trabalho de Alexander e buscaram fazer o mesmo para o desenvolvimento de software: criar padrões baseados em boas soluções de código. Os programadores seguiram os passos do arquiteto, foram a campo e levantaram padrões que eram utilizados da mesma forma em diversos tipos de projetos de software. O resultado foi um novo catálogo de padrões de projeto (design patterns), desta vez, projetos de software. Os quatro amigos (Gamma, Helm, Johnson, & Vlissides)