TEMPERATURA
CAMPUS LAGARTO
FABIANA FONTES DA SILVA
TITULO
LAGARTO
2013
FABIANA FONTES DA SILVA
TITULO
Trabalho apresentado no curso de Automação Industrial do Instituto Federal de Sergipe, Campus Lagarto, como um dos critérios de avaliação de Metodologia Cientifica.
Orientadora: Professora Maria Lilian de Freitas Lima.
LAGARTO
2013
SUMÁRIO
TEMPERATURA
1. Introdução
Temperatura é sem dúvida a variável mais importante nos processos industriais, e sua medição e controle, embora difíceis, são vitais para a qualidade do produto e a segurança não só das máquinas como também do homem. Não é difícil de chegar a esta conclusão, basta verificar que todas as características físico-químicas de qualquer substância alteram-se de forma bem definida com a temperatura.
Assim sendo, uma determinada substância pode ter suas dimensões, seu estado físico (sólido, líquido, gasoso), sua densidade, sua condutividade, etc..., alterados pela mudança conveniente de seu estado térmico.
Então, qualquer tipo que seja o tipo de processo, a temperatura afeta diretamente o seu comportamento provocando, por exemplo:
Ritmo maior ou menor na produção;
Uma mudança na qualidade do produto;
Um aumento ou diminuição na segurança do equipamento e/ou do pessoal;
Um maior ou menor consumo de energia;
E, por seguinte, um maior ou menor custo na produção.
2. Conceito de temperatura
Ainda que a temperatura seja uma propriedade bastante familiar, é difícil encontrar-se uma definição exata para ela. Estamos acostumados à noção de “temperatura” antes de tudo pela sensação de calor ou frio quando tocamos um objeto. Além disso, aprendemos logo, por experiência, que ao colocarmos um corpo quente em contato com um corpo frio, o corpo quente se resfria e o corpo frio se aquece. Se esses corpos permanecem em contato por um determinado tempo, eles pareceram ter o mesmo grau de aquecimento ou resfriamento.