Temperatura e calor
Sensação térmica
Termômetro
Escalas termométricas
Variação de temperatura
Exercícios
Sensação térmica O tato nos proporciona a sensação térmica, que constitui a primeira noção de temperatura de um sistema. No entanto, esse critério “sensitivo” para avaliação das temperaturas é impreciso, pois depende da pessoa que sente e das condições nas quais se encontrava anteriormente.
Termômetro
O termômetro mais comum é o termômetro de mercúrio, baseado na dilatação do mercúrio contido num recipiente de vidro. Após algum tempo em contato , o sistema e o termômetro adquirem a mesma temperatura, isto é, alcançam o equilíbrio térmico.
Escalas termométricas Para fazer a escala de um termômetro procede-se da seguinte maneira:
1º) escolhem-se dois sistemas cujas temperaturas sejam constantes no decorrer do tempo. Esses sistemas são denominados pontos fixos, sendo usualmente escolhidos: primeiro ponto fixo(ponto do gelo)-fusão do gelo segundo ponto fixo(ponto do vapor)-ebulição da água
2º) o termômetro é colocado em presença dos sistemas que definem os pontos fixos. A cada um vai corresponder a uma altura da coluna líquida. A cada altura atribui-se um valor numérico arbitrário de temperatura, geralmente fazendo o menor corresponder ao ponto do gelo e o outro, ao ponto do vapor.
3º) o intervalo delimitado entre as marcações feitas é dividido em partes iguais.
Atualmente a escala mais usada é a escala Celsius, que adota os valores 0 (zero) para o ponto do gelo e 100 para o ponto do vapor. O intervalo entre os ponto fixos é dividido em cem partes. Cada uma dessas partes é a unidade da escala, o grau Celsius, cujo símbolo é °C.
Em alguns países usa-se a escala Fahrenheit, que adota os valores 32 para o ponto do gelo e 212 para o ponto de vapor. O intervalo é dividido em 180 partes, cada uma das quais corresponde ao grau fahrenheit, cujo símbolo é °F.
Conversão entre as escalas