Temperatura (quimica)
Quando uma partícula se choca contra as paredes internas do recipiente, ela exerce certa força por unidade de área. A essa relação denominamos pressão, que é diretamente proporcional ao número de choques por unidade de área. Ela também é considerada uma grandeza escalar, ou seja, é a razão que se estabelece entre a intensidade da força resultante e a área da superfície.
Pressão atmosférica: Camada de ar que exerce pressão sobre os corpos. A pressão exercida pela atmosfera pode ser determinada com o auxílio de um tubo de vidro contendo mercúrio.
Ao nível do mar, a pressão exercida por uma coluna de mercúrio cuja altura é de 76 cm equivale à pressão de uma atmosfera e é chamada de pressão atmosférica normal.
1 atm = 76 cm Hg = 760 mm Hg = 760 torr
VOLUME (V)
Os gases não possuem volume e nem forma própria. Mesmo em pequenas quantidades, um gás ocupa totalmente o volume do recipiente que lhe for oferecido, por maior que seja este recipiente. Então quando falamos do volume de um gás, logicamente estamos considerando o volume do recipiente que o contém.
No Sistema Internacional, a unidade-padrão de volume é o metro cúbico (m³). Entretanto, a unidade mais usada em Química é o litro (L).
1 m³ __ 1000 dm³ = 1000 L 1 dm³ __ 1 L 1 L __ 1000 cm³ = 1000 mL
TEMPERATURA (T)
A temperatura é usada para medir o estado de agitação das partículas de um gás. A escala termométrica mais comum é a Celsius. Há outras escalas, como a Kelvin, recomendada pelo Sistema Internacional e conhecia como escala absoluta, que será utilizada no estudo dos gases.
A conversão da temperatura de Celsius para Kelvin é dada pela expressão:
TK = T °C + 273
Dadas estas três grandezas físicas ( pressão, volume e temperatura), teremos como calcular o estado e as transformações ocorridas no gás quando conhecermos exatamente os seus valores, determinados com medições e