Tempera Simulada
Arrefecimento simulado ou simulated annealing é uma metaheurística para otimização que consiste numa técnica de busca local probabilística, e se fundamenta numa analogia com atermodinâmica.
Esta metaheurística é uma metáfora de um processo térmico, dito annealing ou recozimento, utilizado em metalurgia para obtenção de estados de baixa energia num sólido. O processo consiste de duas etapas: na primeira a temperatura do sólido é aumentada para um valor próximo de 1100°C que é a temperatura de início de transformação da austenita em ferrita; na segunda o resfriamento deve ser realizado lentamente até que o material se solidifique, sendo acompanhado e controlado esse arrefecimento. Nesta segunda fase, executada lentamente, os átomos que compõem o material organizam-se numa estrutura uniforme com energia mínima. Isto provoca que os átomos desse material ganhem energia para se movimentarem livremente e, ao arrefecer de forma controlada, dar-lhes uma melhor hipótese de se organizarem numa configuração com menor energia interna, para ter, como resultado prático, uma redução dos defeitos do material.
De forma análoga, o algoritmo de arrefecimento simulado substitui a solução actual por uma solução próxima (i.e., na sua vizinhança no espaço de soluções), escolhida de acordo com uma função objectivo e com uma variável (dita Temperatura, por analogia). Quanto maior for , maior a componente aleatória que será incluída na próxima solução escolhida. À medida que o algoritmo progride, o valor de é decrementado, começando o algoritmo a convergir para uma solução óptima, necessariamente local.
Uma das principais vantagens deste algoritmo é permitir testar soluções mais distantes da solução actual e dar mais independência do ponto inicial da pesquisa.
Descrição(Romário)
Esta técnica começa sua busca a partir de uma solução inicial qualquer, o procedimento principal consiste em um loop ou laço que gera aleatoriamente, em cada iteração, um único vizinho s’ da