temas
O Humanismo foi um período curto mas bastante importante da Literatura Portuguesa considerado de transição entre o Trovadorismo medieval e o Classicismo moderno. O movimento Literário foi bastante rico em autores e em obras de grande destaque até os dias de hoje. Nós preparamos uma síntese para quem está estudando ou tem algum trabalho sobre o assunto. Confira tudo sobre o Humanismo: Ocorreu ntre os séculos XIV e XV quando a Europa passava por profundas mudanças. O ser humano começava a se libertar do poder centralizador da Igreja o que abria brechas para o Antropocentrismo.
O Feudalismo entrava em crise e as cidades começavam a ressurgir. Isso tornou possível o apogeu burguês e o início das grandes navegações.
O Renascimento foi um movimento de expressões artísticas e culturais que acentuaram o declínio da Idade Média. Suas ideias deram origem à Era Moderna.
As principais manifestações do Humanismo foram:
Prosa Historiográfica: Fernão Lopes era considerado o cronista do rei e do povo. Sua nomeação como cronista-mor do reino em 1434 é considerada o marco inicial do Humanismo em Portugal. Fernão tinha a função de registrar os fatos e escreveu três crônicas: Crônica de El-Rei D. Fernando, Crônica de El-Rei D. João e Crônica de El-Rei D.Pedro I.
Fernão Lopes Poesia palaciana: Composições coletivas que eram produzidas com a finalidade ser apresentadas para a corte nos serões do Paço Real. D. Afonso V era conhecido como “O Humanista” e produzia uma série de serões, concursos poéticos, audição de música e recitação de poesia. Essas poesias se diferenciavam das cantigas de trovadores porqur nelas a música era separada da letra e o amor era menos idealizado, mais real. Teatro de Gil Vicente:
Como consequecia da crise da Igreja as peças de teatro perderm o caráter necessariamente religioso e passaram a ser apresentadas também no Paço Real. Começaram a abordar temas mais