Temas Transversais
No Rio de Janeiro, na proposta Multieducação (1993/1996), considerou a escola como um ambiente privilegiado para a construção sistemática de conhecimentos e a aquisição de valores. Através da relação das vivências cotidianas e o saber escolar com base nos princípios educativos, tinha como intenção a construção de um sujeito ético, autônomo, solidário, crítico e transformador.
Constituíram princípios educativos: meio ambiente, trabalho, cultura e linguagem. Os núcleos conceituais são elementos que atravessam as diferentes áreas e disciplinas. São quatro núcleos: identidade, tempo, espaço e transformação. Cada professor teria que se adaptar e replanejar suas ações didáticas, visando uma sociedade mais justa e democrática, meta para qual a ação escolar foi vista como capaz de contribuir.
Esse processo de combinação de princípios educativos e núcleos conceituais objetivaram a construção de critérios para seleção e ordenação dos conteúdos referentes aos componentes curriculares e à formação de atitudes. O aluno deveria não apenas compreender, mas incorporar e participar da busca do conhecimento sob a forma de esquemas operatórios.
Essas experiências deslocaram o processo de construção curricular dos órgãos centrais das redes de ensino para o ambiente escolar. Os professores deixaram de ser executores de conteúdos pré-estabelecidos pela sua disciplina e passaram a ser mais participativo na elaboração do seu currículo de um modo mais democrático e diversificado. Essa diversificação aproximou a comunidade do ambiente escolar, fazendo com que ela se tornasse mais presente nas decisões coletivas. Tendo