TEMAS TRANSVERSAIS
Os temas transversais dos parâmetros curriculares incluem Ética, Meio ambiente, Saúde, Pluralidade cultural e Orientação sexual. Eles expressam conceitos e valores fundamentais à democracia e à cidadania e correspondem a questões importantes para a sociedade de hoje em dia, presentes sob várias formas na vida cotidiana.
Ética: como agir perante os outros. O objetivo da ética trabalhada no âmbito escolar é promover autonomia moral no educando como: respeito mútuo, justiça, solidariedade, diálogo, ou seja, é um conjunto de valores e princípio a ser construídos nos alunos para que possam conviver em harmonia com a sociedade.
Pluralidade Cultural: Para atuarmos em uma sociedade pluriculturalista, é preciso conhecer cada cultura, saber compreendê-las quanto a sua importância, consciente de que o ser humano nasce em uma cultura e dela faz parte, e com isso respeitá-las. Para que essa valorização e respeito ocorram, as escolas têm essa função em mediar esse conhecimento nos educandos por meio da ética.
Meio Ambiente: Conjunto de seres e elementos que se relacionam e essas relações aqui estabelecidas são as relações sociais, econômicas e culturais.
Constitui-se também como parte do meio ambiente, as áreas ambientais, na qual, o ser humano deveria viver de forma harmônica o que ainda é uma grande guerra a ser vencida devido aos maus hábitos adquiridos no decorrer da existência humana.
Uma escola preocupada em manter uma harmonia sustentável entre o homem e o meio ambiente educarão seus alunos desde a educação infantil para essa relação pacífica.
Saúde: Bem estar físico, mental e social do indivíduo. Nessa perspectiva, a escola prepara o aluno desde a infância para compreender a importância do autocuidado e o cuidado com a coletividade, pois é desde criança, que se começa a aprender a valorizar a importância de uma vida saudável, na promoção e prevenção de doenças (doenças não só físicas como mentais), que afetam a vida e o convívio social do