Temas pontuais em sociologia das organizações
Sociologia das organizações é um livro o qual possui como principal autor Reinaldo Dias, que possui como formação acadêmica como Sociólogo, mestre em Ciência Política e doutor em Ciências sociais pela Unicamp; Especialista em Ciências Ambientais pela UFS; Possui experiência profissional como professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e do mestrado em turismo e Meio Ambiente do centro Universitário UMA/MG, entre outras funções desempenhadas pelo mesmo, vale também ressaltar algumas de suas obras, Sociologia das organizações; Sociologia do Direito; Ciência Política, sendo que o mesmo desenvolveu vários outros livros e temas. O livro em questão foi publicado pela editora Atlas no ano de 2008 e o mesmo possui outras obras.
A temática a ser abordado aqui se encontra no 13° Capítulo do livro, que tem por titulo, Temas Pontuais em Sociologia das Organizações, e traz no decorrer do mesmo três tópicos de extrema importância a ser relatado e explicado posteriormente, tornando-se fundamental para a compreensão do mesmo, que são o capital social nas organizações; as organizações cooperativas e as organizações do terceiro setor.
Para os economistas há três fatores de produção relevantes para o capital social nas organizações, terra; trabalho e capital (todos os bens duráveis). O capital social baseia-se na intensidade das relações sócias que ocorrem na organização, o que facilita a praticidade para atingir as metas estabelecidas. O clima organizacional pauta-se em alguns aspectos para a união e a conexão de todo grupo, pois o capital social está diretamente relacionado com a intensidade dos relacionamentos informais e formais existentes nessa corporação, e quanto maior o dinamismo interno (compartilhamento de informações; especialização, intercâmbio e ideias; etc.), maior será o capital social.
As organizações cooperativas são constituídas por um conjunto de pessoas que tem por finalidade