TEMAS DE 01 A 08 E REVISAO POLITICAS ESPECIAIS 1
A Era dos Direitos
•Faz-se necessário que busque os fatores históricos, políticos, sociais, econômicos e culturais que, entrelaçados, compõem sua complexa construção social.
• Paradigmas são realizações cientificas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade praticante de uma ciência. (CRUZ, 2009, p. 2)
Estado Moderno
• O cenário do processo de constituição e consolidação do Estado democrático de direito.
A concepção individualista substitui a concepção orgânica de sociedade vigente até então, passando, o Estado, a ser composto não mais pelo povo, mas por cidadãos.
Na Idade Meia - Os direitos e deveres das pessoas eram, portanto, determinados por sua condição social estabelecida por nascença.
•Cruz (2009, p. 4), “a noção de Direito Natural ligava-se à noção de Direito de Nascença”.
•A partir do século XVIII com a insatisfação popular aprofunda-se as ideias libertarias e ocorre mudanças nas leis.
Conteúdo
•Será discorrido sobre as mudanças de paradigmas é as diferentes perspectivas de interpretação que inferem novos significados às realidades sociais.
A conjuntura atual apresenta uma sociedade marcada pelo pluralismo e a luta de minorias pelo direito à diferença – que resulta na construção e institucionalização de políticas especiais.
As mudanças de paradigmas chegasse à configuração atual de Estado e Sociedade a emergência do Estado Moderno e a noção de direitos a ele vinculada.
De acordo com Bobbio (2004) a emergência da noção de “Direitos do Homem” e a democracia moderna, em outras palavras, ambos teriam sido momentos necessários do