Tema Hotii
807 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA- UFRAPré-projeto: Comercialização dos produtos de hortifruti nas feiras de Belém
Orientadora/professora: Luciana Maria de Oliveira
Equipe: Eloyza Cardoso
Gizele Oeiras Camila Gurjão
Belém, PÁ
2015
Tema: Comercialização dos produtos de hortifruti nas feiras de Belém
Justificativa
O consumidor paraense frequentemente opta por comprar em feiras livres, muitas vezes por serem locais próximos ou pelo menor preço das frutas e hortaliças, sendo que em alguns casos ou em algumas feiras os preços desses alimentos estão acima do habitual, por esse motivo decidimos avaliar algumas feiras de Belém e verificar se realmente há uma grande diferença dos valores desses produtos.
Objetivos
Temos por objetivo avaliar a variação dos preços dos produtos de hortifruti entre o centro de distribuição, que no caso será o Ceasa, e três feiras da cidade de Belém, as quais serão a feira da 25, Pedreira e Terra Firme e também a diferença de preço dos produtos mais vendidos nas 3 feiras; Questionar aos feirantes acerca das hortaliças e frutas mais e menos vendidas por eles ao longo do dia.
Problema
Será que há diferenças no preço entre locais de venda (feiras) próximos? E como isso influencia na venda desses produtos.
Referencial teórico
Com os avanços da globalização, o Brasil vem sofrendo grandes mudanças em sua economia o que vem causando alterações em todos os elos da cadeia produtiva brasileira de hortaliças. Ainda que os avanços tecnológicos e estruturas tenham possibilitado mudanças na produção de hortaliças o que ainda é pouco, pois essas mudanças acabam por afunilar o melhoramento da competitividade (LOURENZANI; SILVA, 2004).
O mercado de Belém ainda importa diversas hortaliças da Região Sudeste. Estas hortaliças são comercializadas nos supermercados, na Ceasa e também nas feiras livres. Também, boa parte do fornecimento de hortaliças já é abastecida por produtores