Tema da oficina
JUSTIFICATIVA * Foi escolhido este tema, pois o mundo representativo e simbólico é típico dessa faixa etária . Jogos e brincadeiras são a principal atividade no meio das brincadeiras que a criança toma posse do mundo concreto dos adultos. No plano da imaginação , os pequenos realizamos tarefas de “gente grande” que vêem no dia a dia.Assim, dão conta de coisas que , na vida real, ainda não conseguem fazer.
OBJETIVOS * Enriquecer o faz-de-conta com diversos tipos de brinquedos. *Desenvolver a brincadeira. * Promover a interação entre os colegas. * Perceber a alegria que os brinquedos não industrializados podem nos proporcionar grandes momentos de alegria.
CONTEÚDOS * Confecção de bichos com verduras etc. * Utilização de caixas. * Desenvolvimento da atividade. * Reaproveitamento de mobílias.
ESTRATÉGIAS * Usar a criatividade para oferecer diferentes contextos e oportunidades de ampliar a fantasia nesse sentido , brincadeira se ensina, contrário do que muitos pensam.
RECURSOS
* A mesa da classe pode virar um navio pirata. Basta coloca-la virada ao contrário no chão e amarrar um cabo de vassoura a um dos pés para fazer as vezes do mastro. * O forninho que pode virar dormitório para os bichos de pelúcia. * Utilizaremos garrafas descartáveis, caixas e papel colorido para construir armários, cadeiras e pia. * O trabalho com frutas que não serve para consumo para formar bichos. * Caixinhas de fósforo pequena e papel de presente para confecção de moveis.
DESENVOLVIMENTO 1ª ETAPA * Organizar os brinquedos na sala da maneira que achar mais conveniente. * Uma sugestão é integrar os objetos do dia a dia (vassouras,pneus,pedaços de tecidos, etc.) A todos os modelos de brinquedos disponíveis.Apresentar o ambiente aos pequenos, fazendo os perceber que existem outros tipos