Tema Boi Galante praça 14
O Boi Bumbá Galante de Manaus foi fundado no dia 1º de maio do ano de 1993, no Bairro Zumbi dos Palmares, zona Leste de Manaus, por um grupo de amigos e tem como objetivo desenvolver a cultura de nossa cidade, especialmente a tradição do Boi Bumbá, envolvendo jovens e adultos e a sociedade em geral, procurando sempre o engrandecimento do Grupo. Durante vários anos a Agremiação se apresentou, nos diversos Festivais Folclóricos da cidade, principalmente no São José, Zumbi, São Cristóvão e Parque 10 de novembro, onde disputou o Festival Folclórico do Amazonas.
No ano de 2013, filiado a Associação Folclórica Cultural do Amazonas, (AFCAM), O Boi Galante, participou do 57º Festival Folclórico do Amazonas, na Super Categoria, sagrando-se Campeão.
O Boi Galante sempre leva para suas apresentações figuras típicas do Boi, destaque para o Pai Francisco e Catirina, Amo do Boi, Sinhazinha da Fazenda, Padre, Doutor da Vida, Pajé, Vaqueirada, dentre outros personagens que desenvolvem papel principal na dança do Bumbá. As cores do Boi fazem uma referencia direta aos bois de Parintins, Vermelho, Azul e Amarelo que simboliza o Sol que brilha forte em nosso Amazonas. O Boi é branquinho e leva como símbolo na testa uma malha que revela o Mapa do nosso querido Amazonas.
Neste ano de 2014, vamos nos pautar na cultura de um dos bairros mais queridos de Manaus, a Praça 14 de Janeiro, que para uns representa em nossa cultura o Berço do samba, mas vamos mostrar que a Praça 14, já foi celeiro dos melhores Grupos Folclóricos de Manaus, por suas ruas festejando ao redor das fogueiras nas noites de Santo Antônio, São João e São Pedro . Por ali, varias danças se apresentavam como: Garrotes, Bumbas, Cirandas, Quadrilhas, Cacetinho e as saudosas Tribos das Andirás e Manau.. Nesta temática vamos enaltecer pessoas como a Senhora Raimunda Dolores (Tia Lindoca), Zé ruindade, Humberto Orelhinha, Didi Redman, Raimundo Fonseca, Tia Lurdinha, Nestor