Tema 01
Bom, Musculação ou treinamento com pesos é um tipo de exercício resistido, com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis. Desse modo pode ser aplicada da forma isométrica (contração mantida), isocinética (com velocidade angular constante) ou isotônica (alternância de contrações concêntricas e excêntricas), contínua ou intervalada, leve, moderada ou intensa, com recursos aeróbios ou anaeróbios.
Faixas etárias
Hoje em dia já não existe mais uma limitação quanto à faixa etária para a prática de musculação, há que se ressaltar que cada indivíduo deve ser tratado como único e que seu programa de exercícios deve respeitar sua condição física e a progressão do treinamento devera obedecer algumas normas para que os riscos sejam diminuídos.
Quando o trabalho se destina a um público mais "infantil", o direcionamento do treinamento deve amparar-se em alguns aspectos do desenvolvimento maturacional, onde a sobrecarga exagerada pode trazer danos irreversíveis ao crescimento esse e o principal fator implicante na prescrição. A musculação para essa faixa etária trará benefícios como, melhora da coordenação motora, aumento da força, melhora na percepção e consciência corporal, etc.
Quando o assunto é a "melhor idade", os benefícios são inúmeros: melhora a autoestima, diminui o risco de lesões proporcionado pelo aumento da força muscular e mobilidade da articulação, melhora da coordenação motora, devolve a autonomia, e por ai vai. O fator implicante no tocante a prescrição para essa faixa etária é que na maioria das vezes irão existir patologias associadas, o que vai merecer um cuidado especial por parte dos professores.
Principais cuidados
A musculação como todo tipo de exercício físico necessita de uma série de cuidados. A prática desregrada dessa atividade pode causar desde lesões musculares de pequena magnitude até grandes lesões e rompimentos de grupos