Tema 01
O “Mundo da Cultura” dentro da Autocracia Burguesa
Questão 1:
“A Ditadura Militar no Brasil teve uma duração de 21 anos, iniciando em 1964 e tendo seu término em 1985. Resultou do golpe dado pelos militares em 31 de Março de 64, com o afastamento de então presidente João Goulart e a subida ao poder do Marechal Castelo Branco. Obviamente que o golpe não ocorreu de uma hora para a outra. Em um contexto de fortes disputas ideológicas e ameaças entre o modelo capitalista, encabeçado pelos Estados Unidos e as potências ocidentais, e o socialismo, liderado pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), alguns historiadores acreditam que o golpe já vinha sendo ensaiado desde os últimos anos de Getúlio Vargas no poder, nos idos de 1954”. (Fragmento do texto – Ditadura Militar. Disponível em: <http://www.ditaduramilitar.com. br/>. Acesso em 02 jan. 2014).
Alguns estudos sobre a ditadura militar brasileira apresentam-na como um processo, ou seja, o ciclo da autocracia burguesa, que por sua vez vivencia e apresenta momentos historicamente diferenciados. Para Netto (2010) qual foi o saldo do período ditatorial para o povo brasileiro?
Resposta: como esta é uma questão aberta, o aluno deverá expor sua resposta com base em suas leituras e entendimento do assunto tratado. No entanto, Netto (2010, p. 15) analisa que o período ditatorial assinala um período de tendências de desenvolvimento econômico-social e político que acabou por modelar um país novo que, ao contrário do que se esperava, aprofundou e tornou mais complexo problemas estruturais já existentes na sociedade brasileira.
Questão 2:
Para Netto (2010, p.41) o ano de 1968 “marcou uma inflexão do ciclo autocrático burguês, 1974 marcou-a para baixo”. Segundo o autor, este é o momento derradeiro da ditadura, centralizado pelo aprofundamento da crise do milagre e por uma estratégia de sobrevivência implementada pelo alto núcleo militar do regime. Esta estratégia foi denominada pelo