Telégrafo vs Telefone
O telégrafo foi um sistema criado no século XVIII, com o objetivo de transmitir mensagens de um ponto para o outro, através de grandes distâncias. As mensagens eram transmitidas através de um sistema composto por fios. Os telégrafos usavam códigos para que a informação fosse transmitida de forma confiável e rápida.
As formas telegráficas primitivas foram possivelmente o fogo, o fumo ou as batidas do tambor. Os gregos, em 300 a. C., já comunicavam a distâncias relativamente grandes através de um conjunto de vasos grandes que faziam alternar de posições segundo um código por eles definido para designar diferentes letras. Também se comunicava através de sons emitidos em elevações que chegavam a quilómetros de distância. No século XVIII Claude Chappe em França e George Murray em Inglaterra inventaram os primeiros telégrafos modernos de sinalização visual que permitiam comunicar a distâncias longas com o auxílio de telescópios. Em 1819, Hans Christian Orsted descobriu que a corrente eléctrica podia mover uma agulha. Na Grã-Bretanha chegou a ser usado, em 1837, um aparelho telegráfico com base neste sistema, o telégrafo de Cooke e Wheatstone de cinco agulhas: as agulhas apontavam para um painel com letras e números, indicando-os.
Contudo, o telégrafo que mais se notabilizou foi o de Samuel Morse e Alfred Vail (em 1835). Este telégrafo era formado por um aparelho emissor e um outro receptor e permitia comunicar através de uma única tecla que, quando premida, fechava um circuito eléctrico emitindo um sinal marcado numa tira e papel, um sinal sonoro ou luminoso. Para este tipo de comunicação Morse teve de criar um código (o código Morse) que traduzia sob a forma de pontos e traços o alfabeto inteiro, a pontuação e os algarismos.
Figura 1 — Télegrafo elétrico Figura1.1 — Código Morse
Por mais conveniente que fosse o telégrafo, as pessoas sonhavam em escutar as vozes de entes queridos que