Telnet SSH Certo
Christian França
Josiane Dalmasio
Midra Sian Liberato
TELNET
O serviço telnet oferece o login remoto em seu computador, que lhe permite trabalhar conectado a distância como se estivesse em frente a ela. Ele substitui o rlogin e possui muitas melhorias em relação a ele, como o controle de acesso, personalização de seção e controle de terminal.
TELNET - Características
Conexão rápida (não utiliza transmissão de dados criptografada), recomendado para ambientes seguros. Possui uma versão com suporte a criptografia via ssl.
Possui controle de acesso tcpd (usando
/etc/hosts.allow e /etc/hosts.deny).
A maioria dos sistemas operacionais trazem este utilitário por padrão como sistema de acesso remoto a máquinas UNIX.
Suporte a terminais ANSI (cores e códigos de escape especiais para o console) e uma grande variedade de outros terminais.
TELNET – Ficha Técnica
Pacotes:
telnet - Cliente telnet com suporte a autenticação. telnetd - Servidor telnet com suporte a autenticação. telnet-ssl - Cliente telnet com suporte a autenticação e ssl. Também suporta conexão a servidores telnet padrão quando o servidor não suporta ssl. Por padrão é tentada a conexão usando ssl, se esta falhar será assumida a transmissão em texto plano. telnetd-ssl - Servidor telnet com suporte a autenticação e ssl. Também suporta conexão de clientes telnet padrão (sem suporte a ssl).
TELNET – Ficha Técnica
Utilitários:
in.telnetd - Servidor telnet telnet - Cliente telnet padrão (quando o pacote telnet-ssl está instalado, é simplesmente um link para telnet-ssl). telnet-ssl - Cliente telnet com suporte a ssl.
TELNET – Requerimentos de
Hardware
Normalmente o servidor telnet é carregado via inetd, o que permite sua utilização em uma máquina com a quantidade mínima de memória RAM requerida para o funcionamento do kernel: 2 MB para kernels da série 2.2 e 4MB para kernels da série 2.4.
Arquivos de log criados pelo servidor telnet
Mensagens do servidor