telhado verde
LORENNA CRISTIAN DO AMARAL
MARIA CLÁUDIA RESENDE CORRÊA
REGIANE CRISTINA DINIZ
VINICÍUS DE CASTRO LOBATO
ARQUITETURA BARROCA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
JUIZ DE FORA - 2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 03
2. DEFINIÇÃO 04
3. O BARROCO E A RELIGIÃO 04
4. O BARROCO E A FORMA 04
5. ARQUITETURA E URBANISMO 05
6. PRINCIPAIS ARTISTAS DA ARQUITETURA BARROCA 07
7. OBRAS DA ARQUITETURA BARROCA 08
8. BARROCO BRASILEIRO 12
9. IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS DE SÃO JOÃO DEL-REI 18
10. PALÁCIO DE BLENHEIM 26
10.1. ARQUITETO 27
10.2. DESENHO ARQUITETÔNICO 29
11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 33
1. INTRODUÇÃO
Entende-se por arquitetura barroca a arte que surgiu em meados do século XVII em diversos países católicos da Europa e depois sendo promovido para o mundo pela própria igreja.
Caracterizava-se pela busca de efeitos impactantes e teatrais, pelo uso de contrastes entre cheios e vazios, luz e sombra e pela integração da pintura na arquitetura. Também pela grandiosidade e riqueza na decoração com utilização de escrituras, pinturas e talhas douradas.
No Brasil, destaca-se a arquitetura barroca mineira, com diversas igrejas construídas a partir deste contexto, com obras principais em Ouro Preto, Diamantina e São João del Rei.
2. DEFINIÇÃO
O barroco é libertação espacial, é libertação mental das regras dos tratadistas, das convenções, da geometria elementar. É libertação da simetria e da antítese entre espaço interior e exterior. Nesta vontade de libertação, o barroco assume um significado do estado psicológico de liberdade e de uma atitude criativa liberta de preconceitos intelectuais e formais. É a separação da realidade artística do maneirismo. A arquitetura barroca ocorreu em vários países católicos da Europa como