telhado verde
As metodologias de projeto arquitetonico baseiam-se em varias areas tais como: qualidade do ambiente construído, conforto ambiental, psicologia ambiental, processo de projeto, informática aplicada e avaliações de projetos e obras em pós-ocupação.
É sabido que em arquitetura existem muitos aspectos conflitantes que necessitam de resolução. A maneira criativa de solucionar esses conflitos é aquela que encontra no próprio conflito impulso para gerar inovações e descobertas (KIATAKE,
2004). Métodos que auxiliam esse processo buscam restringir o espaço ou escopo do problema para reduzir o tempo no desenvolvimento do projeto e aumentar a sua qualidade.
a área de APO desenvolveu métodos e conceitos próprios, a avaliação de projetos arquitetônicos tem sido feita pela crítica arquitetônica e deve fazer parte da metodologia de projeto de cada profissional. Essa avaliação tem sido feita, de um modo geral, através de métodos que englobam listas de verificação (checklists), seleção de parâmetros, classificação e atribuição de pesos, especificações escritas e índices de confiabilidade. As listas de verificação permitem a utilização de conhecimentos sobre os requisitos que foram considerados relevantes em situações similares. A introdução do desenho no processo de criação distingue o projeto arquitetônico da criação artesanal ou da construção vernacular. Nesse processo a compreensão do problema e a solução emergem juntas. O ato de passar uma idéia da percepção visual, através do olho, para uma cognição mental e pela mão no desenho amplia o conhecimento. A simples contemplação de uma fotografia, ou de um objeto ou uma paisagem, não cria a mesma compreensão da complexidade do objeto analisado.
A maquete de escala reduzida, do objeto sendo projetado, é uma representação mais fiel do objeto em relação ao desenho, já que a terceira dimensão é real. O objeto pode ser contemplado de