Telhado Ecológico
Sobre o Ecotelhado:
Ecotelhado, ou telhado verde, é uma técnica de arquitetura que consiste no plantio de uma cobertura vegetal sobre o telhado de edificações. Essa cobertura pode ser feita de grama ou plantas rasteiras.
Entre os benefícios dessa técnica estão:
1. - Retenção da água da chuva e sua posterior limpeza, diminuindo a poluição
2. - Inclusão da edificação no meio ambiente, melhorando a relação entre os dois
3. - Formação de um miniecossistema no telhado
4. - Regula a temperatura dentro do ambiente, contribuindo para a redução de ilhas de calor em centros urbanos e diminuição do uso de energia com ar condicionado
5. - Reduz a poluição do ar através da “absorção” do carbono
Processo de produção:
Análise das medidas da área de instalação do telhado e realização da impermeabilização com lona, manta asfáltica, ou no caso de lajes, manda PEAD.
Sobre a superfície impermeabilizada deve ser instalada uma manta de bidin, que filtra a água, impedindo de areia ou raízes sejam despejadas nas tubulações de queda de água da chuva.
Sobre a manta de bidin deposita-se argila expandida como substrato, que serve para impedir que as raízes da planta cultivada apodreçam e também para facilitar o escoamento da água da chuva e manter a última camada da cobertura arejada.
Instala-se outra camada de manta de bidin por cima da argila expandida, impedindo que ela se misture à terra onde a cobertura será cultivada.
Por cima desta última manta, deposita-se a terra, que deve ser enriquecida com adubos orgânicos que variam de acordo com a espécie vegetal que será utilizada.
O último passo é o cultivo propriamente dito da espécie escolhida, que deve ser preferencialmente rasteira, ou com baixo índice de crescimento e também resistente a exposição solar e à chuva. Por último deve-se instalar rufos metálicos para evitar infiltrações no telhado.
(argila expandida)
Certificação – ISO 14001:
1. Política Ambiental:
O produto alvo