TELHADO DE METAL E MADEIRA
Amanda Ponte1
RESUMO
Quando se vai escolher a cobertura de uma obra, além dos custos, outros aspectos devem ser avaliados, pois o mais importante é que o resultado final seja capaz de garantir a estanqueidade e apresentar desempenho térmico e acústico satisfatórios. Embora existam atualmente diversos tipos de cobertura, este artigo tem por objeto as estruturas de metal e de madeira. O objetivo geral da pesquisa foi analisar os telhados de metal e de madeira apontando qual é o mais vantajoso para o cliente. Para alcançá-lo, utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica em livros e artigos eletrônicos. A pesquisa mostrou que ambos os sistemas podem ser mais ou menos vantajosos, a depender do que o cliente deseja. Tal análise deve ser feita na fase do projeto, com o auxílio de um bom profissional.
PALAVRAS-CHAVE: Cobertura. Metal. Madeira. Vantagens. Desvantagens.
1 INTRODUÇÃO
Quando se avaliam os parâmetros que balizam a opção por determinado tipo de telha, além do custo inicial da obra, aspectos como, por exemplo, a destinação da edificação construída, são sempre levados em consideração. Contudo, o mais importante, independente do sistema de cobertura escolhido, é que ele responda prioritariamente à sua função básica: garantir a estanqueidade e apresentar desempenho térmico e acústico satisfatórios.
Hoje se podem encontrar uma série de soluções nesse sentido para os mais diversos tipos de obra. Este artigo foca especificamente nas coberturas de metal e de madeira.
Escolheu-se fazer uma análise comparativa entre os telhados de metal e os telhados de madeira, pela percepção de que muita gente pensa que não compensa utilizar o telhado de metal por achar que é muito mais caro do que o de madeira, mas ambos os sistemas possuem suas vantagens e desvantagens.
Assim, o problema que se pretendeu responder com a pesquisa foi: entre os telhados de metal e de madeira, qual é o