Telhado Branco 1
Branco
Sustentabilidade.
Centro Universitário
Nove de Julho
( Uninove )
Telhado Branco.
Telhado Branco
Muitas famílias acharam a solução que de um novo telhado: uma cobertura de plástico branco brilhante que, segundo os especialistas, não só economiza energia mas pode ajudar a reduzir o aquecimento global.
Aproveitando o secular princípio de que objetos brancos absorvem menos calor que os escuros, proprietários de imóveis como a família Waldrep se posicionaram na vanguarda de um movimento que adotou os "telhados frios" como uma das armas de custo mais acessível contra as mudanças no clima.
Estudos demonstram que a presença de telhados claros reduz os custos de ar condicionado em 20% ou mais nos dias ensolarados. O consumo de energia mais baixo que isso propicia significa redução nas emissões de dióxido de carbono que contribuem para o aquecimento global.
Participação.
Fabiana
Ap. Xavier RA. 915122356
Ewerton Santos Florencio RA 912207987
Jaqueline Bonassa Lopes RA. 415109743
Além disso, um telhado branco pode custar apenas 15% a mais do que as versões escuras, a depender dos materiais utilizados, e ao mesmo tempo permitir uma redução nas contas de eletricidade. O secretário da Energia dos Estados Unidos, Steve Chu, ganhador de um prêmio Nobel de Física, vem difundindo o uso de telhados claros, no país e no exterior. "Telhados brancos", foi o conselho que ele deu à audiência televisiva do programa Daily Show, da
Comedy Central, na semana passada.
O cientista Chu diz que seu heroi é Art Rosenfeld, um membro da
Comissão Estadual de Energia da Califórnia que está em campanha pelos telhados brancos desde os anos 80, e o argumento de Rosenfeld é o de que se todos os telhados do mundo fossem claros, isso poderia representar uma redução do equivalente a 24 bilhões de toneladas em emissões de dióxidos de carbono, nos próximos 20 anos.
"Isso equivale às emissões de todo o mundo no ano passado", diz
Rosenfeld. "Ou seja, em certo sentido