Teletrabalho
Thatyane Kowalski Lacerda
RESUMO
O teletrabalho é uma nova tendência na prestação de serviços e uma nova forma de relação entre empregados e empregadores. É sob esta égide que o presente artigo aborda questões pertinentes ao referido tema.
Palavras-chave: Teletrabalho. Fleixibilização do trabalho. Novas tendênciais laborais.
RESUMEN
El teletrabajo es una nueva tendencia en la prestación de servicios y una nueva forma de relación entre empleados y empleadores. Fue bajo este paraguas que este artículo se describen las cuestiones relativas a ese tema.
Palabras clave: Teletrabajo. Fleixibilização trabajo. Nuevas tendencias en el trabajo.
1. Introdução
Com o advento da globalização, é possível notar a interação entre diferentes culturas, pessoas, padrões e costumes, tornando assim o mundo suscetível de mudanças, que geram novas necessidades e tendências, inclusive no direito do trabalho.
2. Globalização e o mercado de trabalho
Apesar da conectividade em nível mundial parecer dar mais coesão às sociedades, percebe-se na realidade uma fragmentação da mesma, uma desunião, fruto da enormidade das revoluções tecnológicas que levam as pessoas a terem de se destacar a fim de demonstrar sincronia e adaptação às novas exigências do mercado de trabalho.
3. Estado neoliberal e o capitalismo
Com a adesão da maioria dos países ao capitalismo, impõe-se à sociedade um novo tipo de intervenção administrativa. O Estado que antes era centralizador, protecionista e fazia a regência da conduta e rumo do país, agora se vê cada vez mais acuado por forças capitalistas que minimizam sua intervenção com o propósito de gerar mais lucros. Este é um novo aspecto que faz com que as pessoas fiquem cada vez mais egocêntricas e individualistas, concorrendo indiscriminadamente uns com os outros, tornando frágil todas as conquistas trabalhistas consolidadas ao longo da história. É neste cenário que aparece o teletrabalho