Teleprocessamento, correção de erros e endereços ip
Teleprocessamento significa processamento à distância, ou seja, podemos gerar informações em um equipamento e transmiti-las para outro equipamento para serem processadas. A necessidade da comunicação à distância levou, em 1838, a invenção do telégrafo por Samuel F. B. Morse. Esse evento deu origem a vários outros sistemas de comunicação como o telefone, o rádio e a televisão. Na década de 1950, com a introdução de sistemas de computadores, houve um grande avanço na área de processamento e armazenamento de informações. O maior avanço das redes de computadores
Os primeiros sistemas de comunicações de dados remontam à metade dos anos 60.
Os sistemas de comunicações de dados rudimentares eram conhecidos como sistemas de teleprocessamento.
Os primeiros sistemas de teleprocessamento eram constituídos de terminais conectados a um computador central por meio de linhas de comunicações.
O processamento dos dados enviados pelos terminais era realizado remotamente pelo computador central e os resultados processados, distribuídos posteriormente para os terminais.
Em sistemas de teleprocessamento mais modernos, o processamento dos dados passou a ser realizado de forma distribuída (não mais centralizada em um único computador).
Código MORSE
Link de funcionamento de um telegrafo – http://youtube/SythbsvxZfa
Definição de Teleprocessamento
Técnica em que os dispositivos de entrada/saída de dados, por estarem afastados do centro de processamento, utilizam os recursos de telecomunicações para que o sinal (dados) seja transferido entre os pontos distantes, promovendo, à distância, o processamento dos dados.
Aglutina tecnologias de telecomunicações + processamento.
Inicialmente → Denominação proprietária da IBM.
Hoje → Denominação de domínio público.
Definição de Comunicação de Dados
Conceito mais abrangente do que Teleprocessamento.
Significa: técnica de transferência confiável da