teleologismo
TELEOLOGISM OF RUDOLPH VON ILHERING
Larissa da Silva 1
Prof. MS. Liliane Nathalie Fretes Garcia Grellmann 2
RESUMO
Este presente trabalho objetiva a análise do teleologismo de Rudolph Von Ihering, jurista alemão, que via o Direito como um fruto da luta, luta dos povos, do Estado, das classes, dos indivíduos. A finalidade do Direito, segundo Ihering, é a proteção de interesses, procurando aproximar os individuais com os coletivos.
PALAVRAS-CHAVE: Rudolph Von Ihering. Teleologismo. Luta pelo Direito. Jurisprudência conceitual.
ABSTRACT
This research is about the analyze of the teleologism of the author Rudolph Von Ihering, a German jurist, who saw the law as a result of the struggle, the struggle of the people, the State and the classes of individuals. The purpose of the law, according Ihering, is protection of interests, trying to approximate the individual with the collective.
KEYWORDS: Rudolph Von Ihering. Teleologism. Fight for the right. Conceptual jurisprudence.
INTRODUÇÃO
O estudo apresentado neste artigo introduz a concepção que o jurista Rudolph Von Ihering tem sobre o Direito, o objetivo principal é explicar seu Teleologismo, e suas ideias em relação aos seus livros, e suas teses, no qual enfatiza que o Direito é uma criação objetiva e real da história, um trabalho árduo de conquista, da luta pelo direito, objetivando garantir as condições de existência da sociedade.
CONTEXTUALIZAÇÃO Rudolf Von Ihering (Aurich, 22 de agosto de 1818 — Gotinga, 17 de setembro de 1892) foi um jurista alemão. Descendia de uma de uma família de advogados e burocratas, Ihering estudou em várias universidades alemãs: Heidelberg, Göttingen, Munique e Berlim. Doutorou-se nesta última em 1845 e, após três anos como preceptor, iniciou a carreira como professor universitário. Escreveu alguns livros sobre o direito que para ele é uma criação objetiva e real da historia e sua finalidade é a