telemedicina
1. Refira o que entende por telemedicina. A telemedicina é o uso das tecnologias de telecomunicação para a interação entre profissionais de saúde e pacientes, com a finalidade de realizar ações médicas à distância.
2. Enumere os equipamentos necessários para a prática desta modalidade. Podem ser usados quaisquer meios eletrónicos de telecomunicação, tais como câmaras de vídeo e microfones, um software especial de comunicação, telefone convencional e digital, radiocomunicação, telefone, intercâmbio de dados digitais através de redes locais e redes amplas, e da Internet.
3. Avalie a importância da telemedicina para os pacientes que se encontram isolados dos grandes centros. É de grande importância a telemedicina para os pacientes que vivem em locais isolados, como plataformas petrolíferas, ilhas, montanhas, sítios de construção civil, navios em alto mar, prisões, locais onde ocorreram sinistros, catástrofes naturais, grandes concentrações, campos de batalha, pois é essa a forma de ter um acesso rápido aos serviços de saúde, a qualquer hora e em qualquer lugar do mundo.
4. Elabore um texto, emintido a sua opinião acerca do futuro da telemedicina. A evolução da Telemedicina tem-se desenrolado a par da evolução das tecnologias de comunicação e o futuro parece ser brilhante, pois todos os fatores são favoráveis para o seu desenvolvimento. O desenvolvimento de novas soluções tecnológicas avançadas, como o da realidade virtual e da telepresença permitirá ações médicas complexas à distância. A grande maioria das aplicações de Telemedicina consiste na transferência de informações médicas obtidas por diferentes meios de palavra escrita ou falada, sondas, digitalizadores de imagem, versões eletrónicas de instrumentos correntes, através de diversos meios de comunicação, correio eletrónico, telefone fixo, GSM, videoconferência, cabo, RDIS, satélite, etc. Portugal é um país de fortes acessos a cuidados médicos, caracterizado