telefonia voip
Vantagens
A redução de custos é o fator preponderante dentre os benefícios do VoIP, mas existem outros fatores importantes, conforme Fagundes (2005):
Amplia as opções de comunicação de voz da empresa, fora da capacidade já existente em PABX's;
Possibilidade de integrar nas estações de trabalho, voz e dados, tornando a infra-estrutura de comunicação convergente. Desta forma, compartilha-se equipamentos e recursos humanos para diferentes tarefas.
Redução nos custos de ligações internacionais, interurbanas e intra-empresa, pois possibilita comunicação a custo zero quando feitas totalmente por meio do VoIP.
Permitir um melhor gerenciamento online das informações estratégicas de custeio e de despesas;
Desvantagens
Alguns problemas podem ser relatados sobre o VoIP, de acordo com Fagundes (2005):
Atraso: é um tipo de problema que ocorre devido ao tempo despendido para a chegada de um pacote que pode gerar eco. Ou também a sobreposição de sinal, uma espécie de linha cruzada. Além dos problemas da rede, existem outras fontes de atraso, como a digitalização e codificação da voz.
Variação do atraso: a variação do atraso ocorre devido às próprias características da rede IP que pode entregar uma seqüência de pacotes com diferentes atrasos.
Perda de pacotes: as redes IP não podem assegurar que todos os pacotes serão entregues, muito menos na ordem correta de envio. Alguns pacotes podem ser perdidos durantes as transmissões quando a rede estiver congestionada. A tecnologia VoIP possui maneiras de minimizar esse problema, porém, perdas de pacote maiores que 10% geralmente não são toleradas.
O sistema é dependente de energia elétrica para funcionar. Desta forma constitui-se uma desvantagem frente à telefonia convencional, que funciona normalmente