telefonia IP
Os arquivos enviados pelo CUE, normalmente, são gerados nos formatos de audio mais utilizados, dos quais podemos citar os arquivos de extensões .WAV e .MP3. O CUE é suportado por todos os hardphones comerciais da Cisco e pelo famoso IP Communicator, aquele softphone do qual havíamos comentado no post anterior.
O CUE, por se tratar de uma versão “express”, ele possui limitações em relação a versão “FULL”. Basicamente, suas limitações dizem respeito a quantidade de contas de correio (mailboxes) e das horas suportadas de gravação.
Atualmente há três opções possíveis para habilitar o CUE, que seriam através dos módulos: AIM-CUE, NM-CUE e ISM-SRE. Vamos compreender tais siglas logo abaixo, além disso devemos aproveitar para destacar informações sobre dimensionamento, então vamos conhecer esses termos:
- AIM-CUE & AIM2-CUE-K9: Cisco Unity Express AIM (Advanced Integration Module): suporta no máximo 14 horas para cada mailbox e possui limite máximo de 50 mailboxes.
- ISM-SRE-300-K9: Cisco Unity Express em SRE: suporta no máximo 60 horas de gravação para cada mailbox e possui limite máximo de 100 mailboxes.
- NME-CUE: Cisco Unity Express Network Module Enhanced: suporta no máximo 300 horas para cada mailbox e possui limite máximo de 250 mailboxes.
As NM’s e NME’s são suportadas em linhas de produtos mais robustos como: Cisco 2811 ou superior. De qualquer forma, segue uma ilustração abaixo da NM-CUE (que normalmente a mais utilizada por conta do melhor Custo vs