telefone celeular
1. Origem
A partir da necessidade de tornar a comunicação mais eficiente e fácil, alguns engenheiros tiveram a idéia de criar um sistema que fosse capaz de efetuar a comunicação entre telefones sem fio.
Os testes tiveram início em 1947, mas devido aos poucos recursos tecnológicos da época, não foram adiante. Várias tentativas foram feitas,desde então,mas não passaram de teorias.
Somente em 3/4/1974, um ex-empregado da Motorola, Martin Cooper, apresentou ao mundo o primeiro celular. Ele fez uma ligação para outro prédio,do outro lado da rua.Apesar da experiência ter sido bem sucedida,o aparelho móvel só foi disponibilizado para o público dez anos mais tarde.
Em 1994, a Motorola liberou o DynaTac8000x ao público. Era um aparelho que media 33 cm de altura,4,5 cm de largura e 8,9 cm de espessura.Pesava 794 g;possuía display de uma linha,uma bateria de apenas uma hora de duração em tempo de conversação e oito horas em modo de espera. A maioria era desenvolvida para instalação em carros e custavam muito caro.
O termo celular é uma referência à topologia de uma rede de telefonia móvel: cada célula é o raio de ação de cada uma das estações base (antenas de emissão /recepção) do sistema e o fato de elas estarem contíguas faz com que a representação da rede se assemelhe a uma colméia.
2. Utilidade
Atualmente, além de realizar ligações, o celular é usado para enviar SMS, tirar fotos, filmar, despertar, gravar lembretes, jogar e ouvir música; alguns possuem acesso à televisão e internet; GPS; podem possibilitar a leitura de e-book; enfim, a cada geração, novas ferramentas vão sendo anexadas.
3. Localização
Segundo a União Internacional das Telecomunicações, o Brasil é o sexto maior mercado do mundo em telefonia celular e atualmente são 202,94 milhões de aparelhos em uso no Brasil, sendo assim, o quarto país que mais utiliza telefones celulares no mundo.
4. Uso simbólico
Em 2004, foi lançado o filme “Celular -