Telecomunicações
R: Existem duas tecnologias capazes de suprir todo o território nacional uma seria a fibra óptica que consegue levar os sinais a distancias muito longas por meio de cabos subterrâneo ou no meio aéreo, em comparação com outra tecnologia que é de radiofreqüência que será descrita abaixo o custo pode ser maior já que se trata de mais de 30.000 mil quilômetros de extensão e fora os equipamentos que terá que ser instalados ao longo do percurso, com a tecnologia de fibra óptica os sinais ficaria mais fortes não teriam interferências, a velocidade de acesso seria mais alta que de radio e conexão seria mais segura e dedicada. Já a tecnologia de radiofreqüência faria a transmissão dos sinais através do ar que seriam as ondas eletromagnéticas esta tecnologia também chegaria às localidades mais distantes com a utilização dos satélites, mas esta tecnologia pode sofrer varias interferências nos sinais, causando perda do sinal e dependendo da localidade muito ruído na rede, e com relação à implantação de pontos de rede terrestre fica mais fácil pegar o sinal.
2) ESTRATÉGIA. Quais são as alternativas para realizar o investimento necessário? Discuta a possibilidade de realizar este plano como obrigação regulatória de universalização.
R: O governo devera criar um plano que terá o objetivo de difundir as redes de pequenas, medias e grandes empresas para que haja o fornecimento de serviços tecnologias de informação e comunicação, ou seja com a integração das empresas as redes serão unificadas e a banda larga poderá chegar cada vez mais longe para levar o serviço ao usuário final.
3) SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. O acesso é um componente de infraestrutura. Como podemos equilibrar os investimentos públicos em TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação - entre infraestrutura e sistemas de informação e serviços aos cidadãos?
R: Com um melhor investimento por parte do