Telecomunicações
Universidade Católica de Petrópolis
Centro de Engenharia e Informática
Tópicos Especiais em Telecomunicações
Prof: Jonhderson N. Carvalho
Aluno/RGU:
Gabriel Vieira Montes - 08100181
Trabalho: TV LCD x TV Plasma x TV LED – Aplicações para a TV Digital
Data de entrega: 05/11/2010
2. Resumo
Este trabalho consiste na análise dos sistemas das TV’s de LCD, de Plasma e LED, fazendo um comparativo entre estas tecnologias e apresentando suas vantagens e/ou desvantagens para o sistema de TV Digital.
3. Desenvolvimento
3.1. TV LCD
Os televisores com display de cristal líquido (LCD – Liquid Crystal Display) são desenvolvidos através do uso de um painel formado por diversas camadas, que mantém comprimido em celas um líquido polarizador de luz, eletricamente controlado, especificamente entre duas lâminas transparentes polarizadoras.
[pic] Figura 1 – Camadas da tela de LCD. Fonte: CIRIACO (2009).
As camadas seguem a seguinte sequência:
1. Filme polarizador na vertical; 2. Substrato de vidro com eletrodo ITO (óxido da lata do índio); 3. Cristal líquido; 4. Substrato de vidro de eletrodo ITO com traçados horizontais para se alinhar com polarizador horizontal; 5. Filme polarizador na horizontal; e, 6. Espelho para tornar um painel refletivo.
Suas principais características são o alto brilho, sendo ideal para ambientes mais claros, não apresentando reflexos provenientes de fontes externas. Dentre suas vantagens, está a eliminação de distorções devido à sua tela realmente plana e os atuais sistemas de correção de distorções, sua leveza e praticidade, além do baixo consumo de energia. Entretanto, apresenta desvantagens quanto ao ângulo limitado de visão perpendicular, além de efeitos de arrasto em imagens em movimento, resolução inconstante e baixa definição em sistemas de TV em alta definição.
3.2. TV Plasma
Trata-se de um sistema baseado na tecnologia