Telecomunicações no mundo
Em 1995 o Brasil dispunha de apenas 7 satélites, já em 2001 esse numero chegava a 24, e estavam planejados mais 40. O crescimento do número de satélites está associado não apenas à expansão da telefonia e das TVs, mas pretende atender também à área de transmissão de dados de alta velocidade.
O setor de telecomunicações foi o ramo econômico de maiores taxas de crescimento durante toda a década de 1990, e espera-se que essa situação continue por pelo menos mais duas décadas, sua importância é explicada por sua crescente participação no total da economia mundial. Esse processo de crescimento vem sendo acompanhado por diversas características que indicam a imaturidade do setor e a sua turbulência, que é comum nas fases iniciais. Entre essas características destacam-se:
* Intensa disputa pelo controle de novas tecnologias.
* Luta pela conquista de mercado, o que tem contribuído para que diferentes grupos empresariais procurem realizar aquisições e alianças.
* Crescente privatização do setor, com a redução dos monopólios do Estado.
Dessa forma as empresas de telecomunicação estão passando por uma serie de ajustes, o que permite aos especialistas estudar algumas de suas importantes tendências: internacionalização, segmentação de mercados e diversificação.
A modernização das redes de telecomunicação e a generalização de seu uso pelo mundo, estão criando um novo ambiente de estudos geográfico,