TELECOMUNICAÇÕES, INTERNET E TECNOLOGIA SEM FIO
0) Tendências : convergência - entre as redes de computadores e telefones (existem empresas que oferecem transmissão de dados, acesso à internet, serviço telefônico sem fio e programas de televisão) , banda larga – alta velocidade, proporcionadas por companhias telefônicas e de TV a cabo. e banda larga sem fio- internet para celulares, dispositivos digitais de mão e pcs em rede sem fio.
1) PRINCIPAIS TECNOLOGIAS DE REDE DIGITAL
COMPUTAÇÃO CLIENTE/SERVIDOR: os computadores clientes são conectados a uma rede com um ou mais computadores servidores. Esses estão conectados uns aos outros por meio de uma rede controlada por um computador servidor de rede. Este estabelece as regras de comunicação para a rede e fornece a cada cliente um endereço, de maneira que os outros possam localizá-lo na rede. A internet é o maior exemplo de computação cliente/servidor.
COMUTAÇÃO DE PACOTES: consiste em fragmentar mensagens digitais em pequenos pacotes, enviar esses pacotes por vias de comunicação diferentes à medida que eles são disponibilizados e, depois remontá-los quando chegarem ao seu destino.
TCP/IP E CONECTIVIDADE: usa um conjunto de protocolos, o TCP lida com o movimento de dados entre os computadores, ele estabelece uma conexão entre os computadores, sequencia a transferência de pacotes e reconhece os pacotes enviados.
O IP é responsável pela entrega dos pacotes e inclui a desmontagem e a remontagem dos pacotes durante a transmissão.
2) MEIOS DE TRASMISSÃO FÍSICA – par trançado, cabo coaxial, fibras e redes ópticas.
PAR TRANÇADO- é um meio de transmissão mais antigo que consiste em fios de cobre trançados aos pares. Podem alcançar velocidade de até 1 GBPS. Cabeamentos utilizados fiquem limitados a uma extensão máxima de 100 metros. + lento
CABO COAXIAL- consiste em um fio de cobre isolado e de grande espessura, pode transmitir um volume de dados maior do que o par trançado. E ainda