Telecomunicação e Rede de Computadores
Usada na transmissão dos sistemas de radio para irradiar ondas eletromagnéticas e na recepção para capta-las. Deve ser instalada em ambiente livre e por segurança distante de fios de rede elétrica e de redes de alta tensão.
2. Qual a diferença entre uma antena de fio e uma de tubos metálicos?
Antenas de fio servem para transmissões mais longas, de maior distancia, e geralmente são feitas com fio de cobre e colocada do lado de fora do prédio, de uso externo. Para as de antenas tubo, existem modelos externos e internos e geralmente para captação de televisão ou frequência VHF e UHF.
3. Uma antena vertical pode ser utilizada para enlaces de comunicações via ionosfera? Como isso é feito?
Sim. Instalando-a em determinado ângulo (45°, por exemplo) com que a sua transmissão vá tanto pra cima ou possa refletir no solo, fazendo com ela vá em direção da camada ionosfera e a utilizando como reflexão para uma distância maior. 4. O que são os lóbulos principais e secundários? Em que parâmetros de antenas conseguimos encontrá-los?
Lóbulo principal mostra a potência principal da antena, afrente dela. Lóbulo secundário mostra as regiões em que se consegue captar alguma coisa, mas tem-se uma perda muito grande de sinal e do aproveitamento dela atrás da antena. 5. Quais as vantagens de se utilizar uma antena com refletores? Quais os tipos de antenas com refletores?
Vantagens: As antenas com refletores tem uma potência direcionada maior. Consegue-se aproveitar melhor o uso dela por causa do direcionamento. Tanto na recepção quanto na transmissão a reflexão direciona melhor o sinal e com isso você tem um ganho melhor na transmissão e na recepção por causa do formato consegue-se captar melhor o sinal que se está recebendo.
Resumindo: Ganho maior de transmissão e recepção por causa do direcionamento que elas geram.
Tipos: Elemento passivo, refletor plano, refletor de campo, refletor curvo e refletor