Telecirurgia
1. INTRODUÇÃO 2
2. METODOLOGIA 3
3. OBJETIVO 4
4. FUNDAMENTOS DA TELEMEDICINA 5
5. ASPECTOS ÉTICOS-LEGAIS 6
6. APLICAÇÕES DA TELEMEDICINA 6
7. POLO DE TELEMEDICINA NA AMAZÔNIA 7
8. A TELEMEDICINA NO AMAZONAS 7
9. TELECIRURGIA 7
10. SISTEMAS ROBÓTICOS CIRÚRGICOS 7
LIMITAÇÔES: 8
11. CIRURGIA CARDIOVASCULAR 8
12. RESSECÇÃO HEPÁTICA ROBÓTICA 8
RESULTADOS 9
13. BIBLIOGRAFIA 9
INTRODUÇÃO
A rede mundial de computadores vem transformando conceitos, técnicas e modelos mentais da sociedade contemporânea. Inicialmente, ela foi idealizada para encurtar distâncias e permitir comunicações em tempo real de forma barata e eficiente. Porém, com os constantes aperfeiçoamentos e inserções de novas tecnologias, a mesma tem proporcionado grandes mudanças na gestão das organizações. Neste fim de primeira década do século XXI a internet deixou de ser um banco de dados de informações digitalizadas para possibilitar a transferência de som e imagens com grandes precisões em tempo real.
Já é possível hoje, detectar enfartes por exames através do telefone em tempo real, ter sinais vitais do paciente transmitidos ao médico pela Web e poder realizar, por especialistas internacionais, cirurgias por videoconferências(WEISE). Some-se a isso, ainda, a possibilidade do prontuário com acesso a Web para os profissionais que atuam em campo. Esses eram problemas que antes atrapalhavam muito a produtividade do profissional na saúde, hoje, porém a tecnologia nos proporciona mudanças fascinantes, esse foi o motivo da escolha do tema de nossa pesquisa. A telemedicina é, sem dúvida, a maior revolução na assistência em saúde nestes últimos anos.
Estas transformações tecnológicas, segundo PEIXOTO, assumiram fundamental importância na sociedade contemporânea, não só frente às repercussões junto ao processo produtivo como também, por gerar algumas tendências que deram origem a novos formatos organizacionais, novas relações de trabalho, influenciando as qualificações