Tel Aviv - Turismo
Da Agência Meridional
A cidade é moderna, com os defeitos e qualidades de um grande centro urbano, tem trânsito caótico e muitas opções de diversão. Telaviv, que, além de capital é centro financeiro do país, foi fundada em 1909, nasceu como um subúrbio de Jaffa, uma das mais antigas do mundo.
Um dos principais pontos turísticos da cidade é exatamente a área em torno do antigo porto de Jaffa, que abriga um centro turístico com galerias, restaurantes, cafés e clubes noturnos.
As praias, na costa do Mediterrâneo, também são atração turística do local. Mas, para aventurar-se por elas, deve-se observar algumas regras. Em Sheraton, por exemplo, domingos, terças e quintas-feiras são os dias reservados somente para as mulheres. Segundas e quartas-feiras e sábados, a praia fica restrita aos homens. E banho sem salva-vidas é proibido.
CULTURA
Na cidade estão alguns dos melhores museus de todo o país, como o Arte de Telaviv, na Shaul Hamelech Boulervard, onde está exposto um gigantesco acervo de arte israelense, com mais de 20 mil desenhos e gravuras. Há ainda o Museu da Diáspora, na Rua Klausner, onde o visitante tem contato com a história do povo judeu e sua dispersão pelo mundo, através dos tempos.
Imperdível é a oportunidade de visitar o Teatro Nacional de Israel e ouvir uma apresentação da Filarmônica do país - considerada uma das melhores do mundo. A orquestra representa a admiração dos israelenses para com a música. Pelas ruas de Telaviv, não é raro encontrar jovens estudantes tirando melodias do rico folclore judeu de violoncelos e violinos, além dos clássicos da música internacional.
MAR MORTO
A 80 quilômetros de Telaviv (ou 40 de Jerusalém) há um dos locais mais misteriosos, exóticos e fascinantes de todo o mundo: o Mar Morto. Situado no ponto mais baixo do planeta, a 396 metros abaixo do nível do oceano, esse lago possui uma salinidade tão grande que suas águas densas praticamente inviabilizam o