tectonica de placas
CURSO ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
GEOLOGIA GERAL
Prof. Murilo Gomes Torres
QUESTIONÁRIO 2
TECTÔNICA DE PLACAS
1- Quais as evidências que favoreceram a Teoria da Deriva Continental?
Similaridade das bordas continentais.
Evidencias paleoclimaticas semelhantes nos continentes separados (glaciações).
Sequencia de rochas (estratigrafia) semelhantes encontradas nos continentes separados.
Evidencias paleontológica (fosseis) Ex: Mesossauro Brasilienses.
Evidencias paleomagneticas.
2- Quais os principais motivos da não aceitação da Teoria da deriva Continental pela comunidade científica?
As evidências produzidas para comprovar a Teoria da Deriva Continental, não foram suficientes para convencer a Academia sobre tal deslocamento. Algumas argumentações contrárias à Deriva Continental: 1- As massas continentais não poderiam se movimentar através dos oceanos, da maneira proposta, sem que ocorresse a sua fragmentação. 2 - Quais forças moveriam os blocos continentais? 3- Como deslizar duas crostas rígidas, uma sobre a outra, sem quebrá-las? Naquele tempo havia o desconhecimento das propriedades plásticas da Astenosfera (parte superior do Manto Superior)
3- A partir dos estudos do fundo oceânico (crosta oceânica), novas evidências para a movimentação dos oceanos e continentes foram descobertas. Quais são e descreva-as?
I- Cadeia de Montanha submarina com atividade vulcânica no centro desta cadeia e terremotos. Constatou-se que, do interior quente da Terra, emerge um fluxo de material vulcânico proveniente do Manto no meio desta cadeia de montanha, espalhando-se para os dois lados, ocorrendo de intensa atividade sísmica II- Linhas de inversão magnética registrada nos basaltos do fundo oceânico, evidenciando a inversão dos pólos magnéticos da terra. III- A partir da datação isotópica das rochas basálticas do fundo oceânico, constatou-se que a idade destas rochas