Tecnólogo em gestão da produção industrial
Metrologia Aplicada
Professor: Carlos Travi
São Jerônimo/ 2009
MSA (Measurement System Analisys) O manual M.S.A teve por objetivo padronizar as guias M.S.A das Big Three na sua primeira edição em 1990. Em 2002 foi lançada a terceira edição, esta americana, mas no Brasil só foi publicada em 2004. O M.S.A é uma ferramenta da qualidade voltada para medição realizadas pelo controle em processo. Também é dividido por R&R, Tendência, Linearidade e Estabilidade.
ANÁLISE DOS SISTEMAS DE MEDIÇÃO POR VARIÁVEIS
TENDÊNCIA: É o afastamento da média dos valores medidos de um valor padrão com o qual o equipamento foi calibrado.
LINEARIDADE: É a diferença dos valores da tendência ao longo do processo de operação.
Se tivermos uma declividade menor, melhor será a linearidade do equipamento, caso contrário, se a declividade for maior pior será a linearidade do equipamento.
ESTABILIDADE: Variação total nas medições obtidas durante todo o período de processo.
REPETITIVIDADE: É a variação que podemos encontrar nas medidas de uma peça quando medimos a mesma peça varias vezes no mesmo lugar pelo mesmo operador.
REPRODUTIVIDADE: Variação das medidas de uma peça quando feita por vários operadores.
CALIBRAÇÃO DE EQUIPAMENTOS Calibrar é obter uma relação de comparação com um padrão apropriado, onde a diferença encontrada será o erro do instrumento. Tem como objetivo assegurar que o equipamento utilizado pela área não sofreu nenhum tipo de deterioração na exatidão. Pode- se existir alguns erros na hora de se calibrar equipamentos, tais como: • Incerteza do sistema de medição ou padrão de referência; • Diferença de temperaturas entre o sistema de medição e o padrão; • Resolução do sistema de medição;
Referências