Tecnologo
Movimento Harmônico Simples
INTRODUÇÃO
O estudo de oscilações em Física é muito importante, uma vez que a oscilação está presente na natureza, como por exemplo, o movimento orbital de um planeta ao redor do Sol, o movimento de rotação de um CD em um computador, o movimento de vai e vem de um pistão em uma engrenagem de um automóvel, a vibração de uma corda em uma guitarra, o movimento vibratório de uma ponte ou edifício, etc.
Quando estudamos em detalhes um sistema massa-mola, as equações matemáticas que se desenvolvem para descrever tal sistema são de grande importância, pois equações análogas são utilizadas na descrição de todos outros sistemas oscilantes.
MOVIMENTO OSCILATÓRIO
É o movimento de um corpo que descreve uma trajetória e, após um certo intervalo de tempo, repete essa mesma trajetória. Esse movimento é periódico e se repete em intervalos regulares de tempo. O Movimento Harmônico Simples (MHS) é um movimento periódico, e iremos estudá-lo através da análise de um sistema massa mola.
MHS – SISTEMA MASSA-MOLA
Um MHS é um movimento executado por uma partícula sujeita a uma força restauradora. No caso do sistema massa-mola, essa força restauradora é a força elástica.
Um sistema massa mola é representado na figura abaixo. Uma mola tem uma de suas extremidades presa em uma parede rígida e a outra extremidade está presa em um corpo que está sobre um superfície sem atrito.
Quando deslocado de sua posição de equilíbrio o corpo começa a oscilar. MHS – SISTEMA MASSA-MOLA
Quando deslocamos o bloco de sua posição de equilíbrio, estamos inserindo energia no sistema que, na ausência de atrito, será conservada.
Nos pontos de distensão e compressão máxima (situações
1, 3 e 5), toda energia mecânica do sistema está sob a forma de energia potencial elástica. Nesses pontos, a força restauradora da mola (Força elástica) também é máxima, pois a força é