Tecnologo em logística
1. Dar alguns exemplos de negociação que você já se envolveu na sua vida pessoal. Citar pelo menos um exemplo de: Negociação com familiares (pais, cônjuge, filhos ou irmãos); negociação com amigos; negociação sobre uma viagem ou estudo ou outra questão pessoal. Você obteve sucesso nessas negociações? Se não, o que falhou?
R: A compra de um automóvel de um familiar, com resultado satisfatório para ambos, sendo que se a venda fosse feita para uma loja o valor seria bem inferior ao negociado comigo. Se eu fosse comprar na loja o valor seria superior ao que paguei.
2. Você considera ser mais fácil ou ser mais difícil ter que negociar com pessoas da família e bem próximas a você? Exemplo: Ter que negociar algum assunto importante com o cônjuge, com os filhos, com os pais ou com algum amigo íntimo (seja uma viagem, uma aquisição, definir alguma prioridade doméstica, mudança no emprego ou de cidade etc.).
R: Negociação é uma comunicação direta, e considero mais fácil, termos essa conversa com alguém que já conhecemos que já temos ciência de suas condições, situações, e contra – propostas.
3. O fato de ter intimidade e proximidade auxilia ou prejudica o processo de negociação? Se fosse negociar o mesmo assunto com alguém desconhecido, sua postura ou atitude seria diferente em algum aspecto? O que seria igual? Justificar suas respostas a cada questão.
R: Acredito que auxilia por você ter a certeza que ambas as partes estão tentando alcançar um objetivo. A postura seria diferente. Pelo fato do mesmo objetivo, a atitude seria a mesma.
4. Nas suas negociações em família, você sente que os dois lados ganham ou só um dos lados sempre sai vencedor? Com base no que você viu sobre a definição de negociação, o que está faltando em suas negociações pessoais para que a sua negociação sempre seja um processo de ganha-ganha?
R: Tratando de uma negociação bem sucedida os dois lados saem