Tecnologias web 1
Revisão AV1
Prof. Márcio Brasil – Marcio@mbrasil.net
1- É uma convenção ou padrão que controla e possibilita uma conexão, transferência de dados entre dois computadores. Resumindo, são as regras que comandam a sintaxe, semântica e sincronização da comunicação.
2- Pode ser um elemento de ligação entre um computador e outro, ou entre um computador e um periférico; ponto de entrada de um dispositivo externo do computador.
3- HTTP. A principal porta é a 80.
4- Ele verifica se os dados são enviados de forma correta, seguindo a sequência apropriada, na rede.
5- IPV4: campo do cabeçalho é o campo da versão, com 4 bits; O endereçamento define como os endereços IP dos nós finais são atribuídos; espaço de endereçamento disponível limitado apenas 32 bits
IPV6: espaço de endereçamento de 128 bits; IPv6 apresenta um cabeçalho simplificado; O IPv6 inclui uma extensão que permite a especificação de rota pelo originador desenhada para se integrar com a utilização do protocolo SDRP; Possibilidade de enviar pacotes com dimensão superior a 64Kb.
6- FTP. Um conjunto de regras que foi definido para que seja possível a transferência de arquivos entre os computadores. Com o FTP, sempre teremos dois computadores trocando arquivos entre si, sendo que um deles é o servidor FTP e o outro, o cliente FTP. O computador com o papel de servidor FTP possui alguns programas especiais para poder oferecer este serviço, geralmente para várias pessoas ao mesmo tempo. O computador com o papel de cliente possui um programa especial que se conecta no servidor FTP e é responsável pela transferência dos arquivos do seu computador para o servidor, e vice-versa. Programas: FileZilla, FireFTP.
7- Quando se usa um nome de domínio, os servidores de domínios da internet (DNS) traduzem os nomes de domínio legíveis em endereços de IP reconhecidos pelas máquinas. Durante um dia de navegação e envio de e-mails, os servidores de domínios podem ser acessados inúmeras