Tecnologias: Inimigas o aliadas do professor?
LETRAS
claudionice santos da silva
tecnologias: inimigas ou aliadas do professor?
Maracás
2014
Claudionice santos da silva
tecnologias: inimigas ou aliadas do professor?
Trabalho apresentado ao Curso (Letras) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Literaturas de Língua portuguesa, metodologias do Ensino de Língua portuguesa e Literatura,Estrturalismo e Sociolínguiticae Seminário da Prática IV].
Prof. Antonio Lemes Guerra Junior,Rosemari Calzavara, juliana fogaça Sanches Simm, Anderson Teixeira Rolim e Ana paula Pinheiro da Silveira.
Maracás
2014
Tecnologias: Inimigas ou aliadas do professor?
É notório que, atualmente, os estudantes estão mergulhados em uma nova cultura social que acontece em rede, ou seja, fazendo uso da tecnologia a todo o momento. Sendo assim tudo sofreu alteração, os ambientes e o contato entre os indivíduos mudaram em função dessas novidades tecnológicas. Logo, as experiências e vivências em relação à leitura e escrita ocorrem de maneira diferente do que em outras épocas. Diariamente nos deparamos com essa invasão tecnológica, então constatamos que o computador pode nos oferecer diversas possibilidades como suporte para os mais variados gêneros textuais, além de exigir que façamos o uso coerente dessa nova linguagem digital. Quando se fala em tecnologia podemos perceber que não se trata apenas de algo para complementar o quadro negro ou somente como um reforço para ilustrar as aulas ministradas pelo docente e, sim, utilizar seus programas como estratégias para dinamizar as aulas de leitura e escrita.
No que se refere ao ensino da leitura e escrita esse desafio se torna maior para os professores de Língua portuguesa, pois existe a necessidade de inserir essas inovações contextualizando com gêneros textuais por exemplo. O