Tecnologias em redes wireless
Adailton J. S. Silva <adailton@na-cp.rnp.br>
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)
Introdução
Como funcionam os WLANs
Tecnologias empregads
IEEE 802.11 Wireless Local Area Network
Conclusões
Referências
As tecnologias de redes evoluem a cada dia. No artigo, "xDSL: Mais uma promessa?" (Vol. 1, No. 6 desta publicação) , nos detemos a falar sobre as tecnologias de acesso remoto a velocidades relativamente altas, comparadas com as praticadas atualmente.
Outra tecnologia que está surgindo com bastante força no mercado são as redes Wireless, ou redes sem fio. Nesta categoria de redes, se permitem definir assim, há vários tipos de redes que são: Redes Locais sem Fio ou WLAN (Wireless Local Area Network), Redes Metropolitanas sem Fio ou WMAN (Wireless Metropolitan Area Network), Redes de Longa Distância sem Fio ou WWAN (Wireless Wide Area Network), redes WLL (Wireless Local Loop) e o novo conceito de Redes Pessoais Sem Fio ou WPAN (Wireless Personal Area Network).
Neste artigo, será dado ênfase às redes locais sem fio (WLAN). Os outros tópicos ficarão para um artigo posterior.
^
Introdução
As redes locais sem fio (WLANs) constituem-se como uma alternativa às redes convencionais com fio, fornecendo as mesmas funcionalidades, mas de forma flexível, de fácil configuração e com boa conectividade em áreas prediais ou de campus. Dependendo da tecnologia utilizada, rádio freqüência ou infravermelho, e do receptor, as rede WLANs podem atingir distâncias de até 18 metros.
Sendo assim, as WLANs combinam a mobilidade do usuário com a conectividade a velocidades elevadas de até 155 Mbps, em alguns casos.
^
Como funcionam os WLANs
Através da utilização portadoras de rádio ou infravermelho, as WLANs estabelecem a comunicação de dados entre os pontos da rede. Os dados são modulados na portadora de rádio e transmitidos através de ondas eletromagnéticas.
Múltiplas portadoras de rádio podem coexistir num mesmo meio, sem que