Tecnologias de produção para uva de mesa na região de jales, estado de são paulo, uma análise comparativa de estudos de caso.
TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO PARA UVA DE MESA NA REGIÃO DE JALES, ESTADO DE SÃO PAULO, UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE ESTUDOS DE CASO.
Ramille Pael Farias1, Dario de Oliveira Lima Filho2
Departamento de Economia e Administração - CCHS \ DEA - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
RESUMO: Para tornar viável a atividade de produção da cultura de uva é necessário que sejam apuradas inúmeras informações, um planejamento adequado de custos, uma análise de métodos e aparelhos que poderão ser implantados no parreiral, entre outros. O sistema de irrigação se apresenta como importante tecnologia de produção que visa diminuição de custos, aumento da produtividade da planta e uso de forma consciente e eficiente recursos hídricos disponíveis. O presente estudo teve por objetivo analisar dois sistemas de irrigação para a produção de uvas na região noroeste paulista e comparar os custos de implantação destes para análise de seus impactos no custo total de implantação da cultura. Os dados das variáveis envolvidas foram levantados através de pesquisas bibliográficas sobre a região de Jales - SP, sobre custos de implantação e a cultura da uva. A comparação feita foi através de dois estudos de caso da região. Ao comparar os custos totais de implantação e os custos específicos dos sistemas de irrigação localizada pelos métodos de gotejamento e microaspersão, verifica-se no resultado encontrado que o sistema de gotejamento apresenta uma variação de custo maior que o custo do sistema de irrigação por microaspersão. Os dois sistemas de irrigação apresentaram uma diferença no impacto sobre o custo total de implantação de R$ 19,08. Entre eles, o valor de diferenciação foi de 0,04%.
Palavras-chave: 1)Sistema de irrigação 2)Custos de implantação 3)Comparação.
(1) Acadêmica do curso de Administração, (2) Orientador
Apoio: CNPQ
INTRODUÇÃO Segundo Melo (2007) com o crescimento do primeiro setor, com a maior produção,