tecnologias de informacao
FORMAÇÃO E PRÁTICA DOS PROFESSORES
GONÇALVES, Marluce Torquato Lima – UECE – marluce01@ig.com.br
NUNES, João Batista Carvalho – UECE – jbcn@uece.br
GT: Educação e Comunicação / n. 16
Agência Financiadora: FUNCAP
Introdução
As tecnologias de informação e comunicação (TIC) assumem papel relevante na vida societária, merecedor de investigação, a fim de se perceber sua influência e incorporação nos processos pedagógicos. Seu poder multiplicador e aplicabilidade às tarefas humanas, desde o lar, indústria e comércio, até a pesquisa e o ensino, contribuíram, de forma significativa, para a constituição do pensamento hegemônico de que as tecnologias são essenciais à vida moderna. Contudo, os aparatos tecnológicos devem ser discutidos com base em princípios morais e éticos, em que o ser humano seja sujeito e utilize as tecnologias para facilitar sua vida e a dos semelhantes.
Neste trabalho, apresentamos os resultados da pesquisa que realizamos cujo objetivo central foi analisar a formação e a prática dos professores do ensino médio quanto ao desenvolvimento do trabalho com as tecnologias de informação e comunicação na escola.
Concordamos com Sancho (2001) de que tecnologia é um conjunto de conhecimentos que permite nossa intervenção no mundo, compreendendo ferramentas físicas, instrumentos psíquicos ou simbólicos, sociais ou organizadores. Trata-se de um saber fazer, alimentado da experiência, da tradição, da reflexão e das contribuições das diferentes áreas do conhecimento. As TIC, em particular, são tecnologias que possibilitam a veiculação da informação e da comunicação com rapidez, dinamismo, com difusão de imagem e som. Reconhecemos o papel de outras tecnologias, como o rádio, o videocassete, a televisão etc., porém, limitamos nosso trabalho às TIC mais recentes, como o computador e a internet.
Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Escolar
2
A tecnologia configura-se como corpo de conhecimentos capaz